Toyota Yaris 1.0 68cv (2000) vs Dacia Sandero 1.0 Sce 75cv (2019)
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Toyota Yaris 1.0 68cv (2000) vs Dacia Sandero 1.0 Sce 75cv (2019)
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VS
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Agora que o carro Dacia já tem quase 6.000 km, já dá para fazer uma comparação melhor e que comece o duelo.
Antes de mais, acalmar todos, pois o Yaris continua cá em casa.
Em termos de aspecto, é muito relativo, mas pode-se dizer que o Dacia é um carro engraçado, com pormenores modernos, o Yaris apesar de ter umas linhas actuais, não possui os sinais distintivos de hoje em dia, como luzes diurnas em LED... aliás, nem tem luzes diurnas.
As prestações deixam um pouco a desejar para o Dacia, para um carro 19 anos mais novo que o Yaris, esperava uma evolução melhor, o 3 cilindros luta para chegar às velocidades máximas que o Yaris chega, e em aceleração... o Yaris é mais rápido dos 0-100 quase 2 segundos, o conceito de citadino à 19 anos atrás parece ser um pouco diferente, muito se deve com certeza às emissões (Yaris 137 g/km o Dacia a fazer entre os 129 g/km e os 137 g/km... afinal...).
Mas a justificar um pouco estas prestações, podemos dizer que o Dacia é mais pesado 855 kg contra os 1045 kg do Sandero.
Em termos de segurança, o Dacia vem mais bem apetrechado, com airbags laterais, Isofix (para quem quiser usar), ABS... mas não tem travões de disco atrás, são de tambor como o Yaris, vem também com controlo de estabilidade e assistência ao arranque em subidas (para quem não saber fazer ponto de embraiagem)
.
Em termos de consumos, andam ela por ela, o que é estranho, 19 anos de diferença, sistema Start & Stop e não gasta menos um litro pelo menos, actualmente as médias estão em 6,54 lts/100km para o Yaris e 6,47 lts/100km para o Dacia.
Como extras, quisemos um carro que viesse com pouco para avariar, por isso optámos pela versão Comfort, era para ser o mais básico de todos (sem rádio, porque isso eu tinha), mas o A/C era uma opção que queríamos e a diferença de preços não compensava colocar o A/C como extra, então veio também com faróis de nevoeiro e como extra para a versão Comfort os vidros eléctricos atrás e pintura metalizada.
Agora vamos às mesquinhices!
A direcção do Dacia não é tão precisa como a do Yaris, apesar da direcção do Dacia não ser eléctrica, é também mais barulhenta a fazer manobras.
A embraiagem do Dacia corresponde bem, mas o carro em si não é tão preciso como o Yaris, mesmo ao pisar o acelerador, o Yaris parece sempre prontinho, o Dacia é como os demais carros europeus, com o típico atraso na resposta.
A luz do interior, em vez de estar no centro do tecto, está na frente, ou seja, não há iluminação nos bancos de trás... mas tem luz na mala e o Yaris não tem.
O ecrã do CB é... um pouco inútil, é grande, mas só mostra uma informação de cada vez, é impossível ver as horas e os consumos ao mesmo tempo, por exemplo.
Já em relação ao espaço, o Yaris tem mais espaços de arrumação, mas para quem vai sentado atrás, ou precisa de arrumar coisas na mala, o Dacia ganha nesta questão.
O sistema de ventilação do Dacia é muito eficiente, fomos à Serra da Estrela com ele e não foi preciso ligar o A/C para quente, ou para desembaciar os vidros.
Manutenção, o Dacia é mais caro de manter, por ser mais novo, no entanto, ambos possuem distribuição por corrente, o que se torna uma vantagem, ao contrário dos carros com distribuição por correia.
Coisa que acho muito boa no Dacia, é a insonorização do habitáculo, não tem nada a ver com o Yaris, muito mais sereno... por outro lado, o barulho do motor do Yaris é muito mais bonito.
E o que me for lembrando vou escrevendo, tinha escrito uma coisa mais bem estruturada e com mais pormenores, mas perdi o texto...
Nos dias de hoje... quem ganharia? Tendo em conta que não se consegue um Yaris deste tipo nos dias de hoje e comprar um carro novo em folha por menos de 11.000,00 EUR é quase impossível... até ver ganha o Dacia, mas só a longo termo saberemos.
Até já...
VS
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Agora que o carro Dacia já tem quase 6.000 km, já dá para fazer uma comparação melhor e que comece o duelo.
Antes de mais, acalmar todos, pois o Yaris continua cá em casa.
Em termos de aspecto, é muito relativo, mas pode-se dizer que o Dacia é um carro engraçado, com pormenores modernos, o Yaris apesar de ter umas linhas actuais, não possui os sinais distintivos de hoje em dia, como luzes diurnas em LED... aliás, nem tem luzes diurnas.
As prestações deixam um pouco a desejar para o Dacia, para um carro 19 anos mais novo que o Yaris, esperava uma evolução melhor, o 3 cilindros luta para chegar às velocidades máximas que o Yaris chega, e em aceleração... o Yaris é mais rápido dos 0-100 quase 2 segundos, o conceito de citadino à 19 anos atrás parece ser um pouco diferente, muito se deve com certeza às emissões (Yaris 137 g/km o Dacia a fazer entre os 129 g/km e os 137 g/km... afinal...).
Mas a justificar um pouco estas prestações, podemos dizer que o Dacia é mais pesado 855 kg contra os 1045 kg do Sandero.
Em termos de segurança, o Dacia vem mais bem apetrechado, com airbags laterais, Isofix (para quem quiser usar), ABS... mas não tem travões de disco atrás, são de tambor como o Yaris, vem também com controlo de estabilidade e assistência ao arranque em subidas (para quem não saber fazer ponto de embraiagem)
.
Em termos de consumos, andam ela por ela, o que é estranho, 19 anos de diferença, sistema Start & Stop e não gasta menos um litro pelo menos, actualmente as médias estão em 6,54 lts/100km para o Yaris e 6,47 lts/100km para o Dacia.
Como extras, quisemos um carro que viesse com pouco para avariar, por isso optámos pela versão Comfort, era para ser o mais básico de todos (sem rádio, porque isso eu tinha), mas o A/C era uma opção que queríamos e a diferença de preços não compensava colocar o A/C como extra, então veio também com faróis de nevoeiro e como extra para a versão Comfort os vidros eléctricos atrás e pintura metalizada.
Agora vamos às mesquinhices!
A direcção do Dacia não é tão precisa como a do Yaris, apesar da direcção do Dacia não ser eléctrica, é também mais barulhenta a fazer manobras.
A embraiagem do Dacia corresponde bem, mas o carro em si não é tão preciso como o Yaris, mesmo ao pisar o acelerador, o Yaris parece sempre prontinho, o Dacia é como os demais carros europeus, com o típico atraso na resposta.
A luz do interior, em vez de estar no centro do tecto, está na frente, ou seja, não há iluminação nos bancos de trás... mas tem luz na mala e o Yaris não tem.
O ecrã do CB é... um pouco inútil, é grande, mas só mostra uma informação de cada vez, é impossível ver as horas e os consumos ao mesmo tempo, por exemplo.
Já em relação ao espaço, o Yaris tem mais espaços de arrumação, mas para quem vai sentado atrás, ou precisa de arrumar coisas na mala, o Dacia ganha nesta questão.
O sistema de ventilação do Dacia é muito eficiente, fomos à Serra da Estrela com ele e não foi preciso ligar o A/C para quente, ou para desembaciar os vidros.
Manutenção, o Dacia é mais caro de manter, por ser mais novo, no entanto, ambos possuem distribuição por corrente, o que se torna uma vantagem, ao contrário dos carros com distribuição por correia.
Coisa que acho muito boa no Dacia, é a insonorização do habitáculo, não tem nada a ver com o Yaris, muito mais sereno... por outro lado, o barulho do motor do Yaris é muito mais bonito.
E o que me for lembrando vou escrevendo, tinha escrito uma coisa mais bem estruturada e com mais pormenores, mas perdi o texto...
Nos dias de hoje... quem ganharia? Tendo em conta que não se consegue um Yaris deste tipo nos dias de hoje e comprar um carro novo em folha por menos de 11.000,00 EUR é quase impossível... até ver ganha o Dacia, mas só a longo termo saberemos.
Até já...
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